O openSUSE 11.3 acaba de sair!

ay, July 15th, 2010 by Bryen Yunashko Digg!

Olá pessoal,

Após alguns meses sem postar, segue a tradução do anúncio de lançamento do openSUSE 11.3, feito pelo Bryen Yunashko, membro do Conselho do openSUSE:

11.3 is here
O openSUSE 11.3 está aqui!

O Projeto openSUSE está feliz em anunciar o lançamento da última encarnação do openSUSE, com suporte à sistemas 32-bit e 64-bit. O openSUSE 11.3 vem empacotado com novos recursos e atualizações, incluindo o SpiderOak para sincronizar seus arquivos pela Internet de graça, o Rosegarden par edição gratuita de seus arquivos de áudio, indexação aprimorada com o Tracker e atualizações no Mozilla Firefox e Thunderbird.

Além destes novos recursos, o openSUSE também fornece suporte a netbooks e ao sistema de arquivos Btrfs. Os usuários podem ver suporte a hardware aprimorado com o kernel Linux 2.6.34, os drivers de vídeo atualizados e o suporte para a próxima geração da computação interativa para os touchscreens como o HP TouchSmart.


O openSUSE continu sua tradição de entregar as populares áreas de trabalho KDE, GNOME e Xfce e agora também fornece a área de trabalho leve LXDE. Com o GNOME, você pode usar a última versão 2.30.1 ou dar uma olhada no futuro GNOME 3.0. Ou escolher o KDE SC 4.4.4 para as últimas atualizações. Todos eles são bem integrados e polidos como costumam ser na distribuição openSUSE.

Clique nas capturas de tela das áreas de trabalho para uma visão completa ou veja a coleção completa das capturas de tela aqui.

GNOME Shell in GNOME 3.0
GNOME Shell no GNOME 3.0

Plasma Desktop on KDE SC 4.4.4

Área de trabalho Plasma no KDE SC 4.4.4

Para servidores e plataformas de desenvolvimento, os administradores podem ter a vantagem dos novos serviços MariaDB e MySQL Cluster bem como o Conntrack para filtrar os pacotes de rede para o iptables. Os desenvolvedores irão apreciar a gama de ferramentas disponível com o GCC, GDB e Mono e IDEs como o Netbeans, Qt-Creator e muitas outras. Isto tudo em cima das inúmeras bibliotecas disponíveis através do openSUSE Build Service (OBS).

Visite nossa página de destaques do produto para uma lista detalhada dos novos recursos.

A próxima versão será o openSUSE 11.4 em março de 2011. Obrigado e divirta-se!

fonte: http://news.opensuse.org/2010/07/15/opensuse-11-3-is-here/

Anúncios

10 responses to this post.

  1. Posted by CarlosRibeiro on quinta-feira, 15 julho 2010 at 13:36

    Parabéns Elchevive e à todos os envolvidos no lançamento e desenvolvimento desta nova versão do openSUSE

    O trabalho está de ótima qualidade, e o resultado deste belo trabalho, que é feito em conjunto entre colaboradores, investidores e patrocinadores, pode ser apreciado nesta mais recente versão do já consagrado e polido SUSE Linux.

    Abraços
    CarlosRibeiro

    Responder

  2. Não entendi… “o lançamento da última encarnação do openSUSE, com suporte à sistemas 32-bit e 64-bit.” o opensuse sera descontinuado?

    Responder

  3. Posted by Havokdan on sexta-feira, 16 julho 2010 at 06:43

    Isso porque a próxima versão deve ser a 12.0, logo será a última encarnação da série 11.X

    Responder

  4. Olá,

    Este “última encarnação” quer dizer apenas a mais recente, nada mais. O anúncio foi feito num tom mais alegre e menos burocrático digamos assim.
    E não, a próxima versão será 11.4 como dito no anúncio mesmo. Está se discutindo inclusive esse assunto (nomenclatura das versões) na lista do projeto, mas qualquer mudança será após a próxima versão.

    abraços

    Responder

  5. Posted by Lauro César on segunda-feira, 19 julho 2010 at 17:31

    Infelizmente não consegui instalar o OpenSUSE 11.3 em meu notebook. Como ele não possui unidade ótica tentei gravar a iso no pendrive mas o sistema não dá boot de jeito nenhum. Testei o MD5, tentei com duas isos diferentes, em duas máquinas diferentes e nada.

    Usei o seguinte comando : dd if=/path/to/iso/openSUSE-11.2-KDE4-LiveCD-i686.iso of=/dev/sdX bs=4M;sync

    *Substituindo os caminhos, é claro.

    Responder

  6. Posted by Lauro César on terça-feira, 20 julho 2010 at 08:42

    Em meu notebook não aparece mensagem alguma, fica na tela de inicialização eternamente(aquela tela da bios em que aparece a opção de entrar nas configurações do micro). No desktop recebi mensagem “dizendo” que havia problema no grub.

    Responder

    • Ol,

      Interessante, lembro de ter visto algo do gnero a algum tempo atrs mas no sei se o problema era o pendrive ou o que. Uma tentativa que podes fazer gravar pelo Windows (este posso te dizer que funciona pois foi o que usei)

      abraos

      Responder

  7. Posted by Lauro César on terça-feira, 20 julho 2010 at 17:31

    Testou como? Testou com a versão 11.3 live KDE? Usou qual programa para gravar a iso no pendrive? Tentei inclusive usando o UNetbootin, mas mesmao assim não deu certo, isso com duas isos diferentes e duas mídias (um pendrive e um disco externo).

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: